terça-feira, 5 de outubro de 2010




Com texto e direção de Cristiane Barreto, História de uma Lágrima Furtiva de Cordel inspira-se em “A Hora da Estrela”, de Clarice Lispector. Estreou no Theatro XVIII – Pelourinho, em março de 2010. Contemplada com o Prêmio Myriam Muniz de Teatro – 2008 – FUNARTE e com o Ed. O Tal (edital de cessão de pauta do Teatro XVIII). Nessa primeira temporada, o espetáculo obteve excelente repercussão, tanto da classe artística, como do público em geral.


Em novembro de 2010, retornaremos para mais uma temporada, no Teatro SESI – Rio Vermelho (6/11 a 19/12 – sábados e domingos – 20h).


Diante da relevância da obra de Clarice Lispector para a literatura brasileira e das temáticas abordadas no espetáculo, durante esta nova temporada, ampliaremos nossa divulgação nas escolas de ensino fundamental e médio para alunos a partir de 12 anos. Também faremos divulgação nos cursinhos pré-vestibulares e no ensino superior com o objetivo de possibilitar acesso e a fruição artística de adolescentes, jovens e adultos ao universo lispectoriano.
Sobre a obra e a escritora

Há pouco mais de 30 anos, a literatura mundial e brasileira perdia Clarice Lispector, e A Hora da Estrela foi seu último livro escrito. De toda a sua obra, esta é uma tentativa da autora em abandonar a subjetividade dos livros anteriores; a sua proposta é uma narrativa mais objetiva, abordando de maneira reflexiva a complexidade da vida e o eterno questionamento sobre a passagem para a morte. O romance A Hora da Estrela foi lançado em 1977, logo após Clarice descobrir a doença que a levaria à morte em 9 de dezembro do mesmo ano. Em uma das últimas frases deste livro a autora afirma: “A morte é um encontro consigo”. Os leitores podem amenizar a saudade da escritora com a idéia de que não morreu simplesmente, mas encontrou-se consigo mesma. Virou estrela.


A escolha de A Hora da Estrela


Foram feitas inúmeras e significativas adaptações de A Hora da Estrela para o teatro e para o cinema, isto só reforça a tamanha capacidade de possibilidades interpretativas da referida obra. A trajetória da personagem Macabéa do interior nordestino para o “sudeste maravilha”, a linguagem; uma mistura de realismo, simbolismo metafórico e de um nonsense ao mesmo tempo cruel e risível, além da tamanha teatralidade da obra, esse manancial instigou Cristiane Barreto a enveredar no desafio de buscar o seu olhar, inspirando-se na obra da referida autora.


Sinopse


A peça aborda a trajetória de Macabéa uma moça sonhadora e ingênua, órfã de pai e mãe que nasceu e foi criada no sertão nordestino por uma tia. A tia morre e ela vai morar no Rio de Janeiro, às voltas com valores e culturas diferentes. Nesse novo ambiente, nesse novo mundo, Macabéa é levada pelo fluxo da vida sem conseguir se envolver nem estabelecer relação com as pessoas pelas quais passa. Assim, vazia é a sua relação com as três colegas de quarto; vazio, o seu princípio de namoro com Olímpico; e vazia, a sua amizade com Glória, a colega de trabalho que toma-lhe o namorado e lhe indica uma cartomante.


O espetáculo conta a história dessa moça do ponto de vista do próprio escritor que não consegue entender o caminho que sua obra tomou, assim como não consegue mudar o seu destino. Os personagens entram na vida de Macabéa, passam por ela, mudam-na de direção, podem até atropelá-la, mas não conseguem alterar a sua essência.


Ficha técnica:


Texto/ Direção: Cristiane Barreto
Elenco: Fernanda Beling, Ilona Wirth, Joedson Silva, Patrícia Rammos, e Wanderley Meira
Preparação do ator para cena: Fabio Vidal
Cenário e adereços: Rodrigo Frota
Figurino: Rino de Carvalho Inácio
Maquiagem e máscaras: Marie Thauront
Direção musical: Sandra Simões
Preparação musical dos atores: Stela Campos
Desenho de luz: Fernanda Mascarenhas
Produção executiva: Wanderley Meira
Assistente de Produção: Alyne Cristian
Coordenação da produção –Transformação Projetos Culturais

CLASSIFICAÇÃO – A partir de 12 anos

Contatos:
Wanderley Meira – 71 99879978 - 3491 5338 – transformacaopc@gmail.com
Cristiane Barreto – 71 8870 6290 – crisbarreto13@yahoo.com.br

Serviço:
Local: Teatro Sesi - Rio Vermelho
Horário: 20h
Período: 06/11 a 19/12, exceto dia 04/12
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) R$ 10,00 (meia)






Av. ACM, 2501, Edf. Profissional Center, Sala 1302 – Brotas – Salvador – BA
Tel.: (71) 3491 5338 / 9987 – 9978
Fax: (71) 3012 5897
E-mail: transformacaopc@gmail.com
CNPJ: 08 944 917/0001-56

Nenhum comentário:

Postar um comentário