terça-feira, 30 de novembro de 2010

Desfile dos Afoxés é reconhecido como Patrimônio Imaterial da Bahia




Ter, 30 de Novembro de 2010 10:57

O Desfile dos Afoxés foi reconhecido como Patrimônio Imaterial da Bahia. Após aprovação do Conselho Estadual de Cultura e homologação do governador Jaques Wagner, o decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira (30) e celebrado pelos Afoxés da Bahia durante solenidade realizada no Palácio da Aclamação, em Salvador.

O presidente da Associação dos Afoxés da Bahia, Nadinho do Congo, comemorou a iniciativa. "A Bahia está saindo na frente. Estamos todos de parabéns. A partir de agora, nossa história seguirá mais forte".

Presente ao evento, representando o governador do Estado, o secretário de Cultura da Bahia, Márcio Meirelles, ressaltou a importância do reconhecimento. "Os afoxés fazem parte da construção de um processo histórico da inserção do negro no Carnaval, de sua tradição e é um núcleo fundamental porque é a base e a raiz".

A solenidade, que contou também com o lançamento de livro e DVD-documentário sobre a manifestação cultural, mais o CD “Corredor Midiático”, marca o encerramento das atividades realizadas pelo governo da Bahia no mês da Consciência Negra.

Os produtos lançados são uma iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), através de três de suas quatro autarquias: o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), que escreveu artigos e produziu o dossiê que possibilita o registro dos Afoxés; a Fundação Pedro Calmon (FPC), que editou o livro e fará distribuição dos produtos por bibliotecas, e o Instituto de Radiodifusão do Estado (Irdeb), que gravou e editou imagens do DVD e produziu o CD.



Fonte da Matéria:
http://www.classepolitica.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário