terça-feira, 14 de setembro de 2010

ALACA PREMIARÁ PROFESSORES NA 2ª EDIÇÃO DO PRÊMIO PROFESSOR EUGÊNIO ARAÚJO

O Prêmio Professor Eugênio Araújo é uma forma de reconhecimento e valorização das práxis e a atuação pedagógica, além de estimular e fortalecer a responsabilidade e o compromisso social para com o trabalho educacional.

Os professores indicados, em suas respectivas modalidades, são homenageados em cerimônia pública, na qual lembrará o nome de alguma personalidade da História educacional da cidade de Castro Alves/Ba contando sempre com uma palestra alusiva ao tema. Os professores Hanilton Ribeiro de Souza , Rita de Cássia Barreto Sá (ativa) e Autamira Santos Sandes (aposentada) foram os ganhadores em 2009 do Prêmio Professor Eugênio Araújo.

O Prêmio Professor Eugênio Araújo – foi instituído pela Academia de Letras e Artes de Castro Alves (ALACA), em 16 de julho de 2009, como parte das festividades do Sesquicentenário de nascimento do ilustre educador Eugênio de Anacléto Araújo e seu regulamento foi publicado na mesma data.

A homenagem é simbolizada por uma estatueta, em seus dois graus de modalidade – dois professores da ativa e um aposentado.


Com a premiação, ALACA comemora e estimula o Dia do Professor (15 de Outubro) ao tempo em que homenageia todos os professores tanto da rede pública como privada que têm atuação no campo da educação e cultura, fomentando as liberdades político-culturais e a soberania da Educação.

A ALACA estará nos próximos dias realizando uma consulta pública afim de levantar os nomes a serem homenageados com a Segunda Edição do Prêmio Professor Eugênio Araújo. Para isso, a academia contará com a colaboração da comunidade castroalvense.


____________________________________________________________________

REGSITRO DA PRIMEIRA EDIÇÃO DO PRÊMIO PROFESSOR EUGÊNIO ARAÚJO - 2009

Autamira Santos Sandes
Rita de Cássia Barreto Sá


Hanilton Ribeiro de Souza

Sra.Regina Lúcia Araújo (neta de Eugênio Araújo)

Acadêmico Vanderlei Nunes entregando flores a Sra. Maria Emília Araújo Gomes (neta de Eugênio Araújo)
__________________________________________________________________

PROJETO PRÊMIO PROFESSOR EUGÊNIO ARAÚJO

SEQUICENTENÁRIO DE NASCIMENTO DO PROFESSOR EUGÊNIO ANACLETO DE ARAÚJO

Apresentação

No próximo dia 13 de julho de 2009, transcorrerá o sesquicentenário de nascimento do professor Eugênio Anacleto de Araújo. Para homenagear este baluarte da educação, de irrefutável contribuição para o ensino “primário” do município de Castro Alves/Ba, a Academia de Letras e Artes de Castro Alves - ALACA realizará cerimônia comemorativa com o tema: Eugênio Araújo: um símbolo do ensino. Além disso, instituirá o PRÊMIO PROFESSOR EUGÊNIO ARAÚJO para premiar profissionais do Magistério em cerimônia pública, em local e horário a serem divulgados. A aludida honraria será anualmente outorgada a 03 (três) professores (as) da rede pública e privada do município de Castro Alves/Ba, sendo que dois deles deverão estar em plena atividade como dispõe seu regulamento. Para o processo de escolha dos nomes, a ALACA, através de uma comissão composta especificamente para esse fim, estará abrindo uma consulta pública junto aos alunos, professores e diretores dos estabelecimentos escolares de acordo com o regulamento. Da consulta, a comissão apresentará 0s nomes que receberão a mencionado prêmio. A cada edição, um (a) personagem de grande relevância para o campo educacional de Castro Alves/Ba será lembrado como forma de homenagem em virtude de seu legado sócio-político.

Justificativa

A constituição do Prêmio Professor Eugênio Araújo se justifica pela da passagem do seu Sesquicentenário de Nascimento e da necessidade de se prestar justas homenagens aos profissionais do magistério que se dedicam (e dedicaram) no seu dia-a-dia à causa social da educação e da cultura no município de Castro Alves/Ba.

Objetivos

Geral:
- Estimular a atuação dos profissionais de ensino (magistério).

Específicos:
Reconhecer a importância dos profissionais de ensino que atuam em sala de aula para disseminação do conhecimento no que toca a Educação e a Cultura do município de Castro Alves/Ba;
Valorizar a atuação do (a) professor (a) com ênfase na excelência do ensino-aprendizagem.
Lembrar do Sesquicentenário de Nascimento do professor Eugênio Anacleto de Araújo.

Elaborado por: Prof. Luciano Bernardo
Data: Março/2009
Observações: A realização deste evento será exclusivamente da Academia de Letras e Artes de Castro Alves – ALACA, através de parcerias.

___________________________________________________________________

Publicação de 2009 ( A Tarde, 13 de agosto de 2009)


ALACA LANÇA PRÊMIO EUGÊNIO ARAÚJO



“Ensinar não é transferir conhecimentos.”
“(...) mas formar uma consciência crítica, formar um cidadão”.
Paulo Freire

Se ainda estivesse vivo, o professor Eugênio Anacleto de Araújo completaria no último dia 13 de julho, 150 anos de nascimento. Para marcar a data e a exaltar a contribuição do educador para a formação de gerações de castro-alvenses, a Academia de Letras e Artes de Castro Alves (ALACA) acaba de lançar o Prêmio Professor Eugênio Araújo.

O prêmio, segundo o presidente da Academia, o historiador Luciano Bernardo, é uma forma de referenciar a atuação de professores e professoras, que, assim como Eugênio Araújo, se dedicaram e, se dedicam à sublime tarefa educacional.

“Os docentes que serão agraciados deverão ser selecionados por uma comissão formada especificamente para este fim, composta por membros da academia de letras que através de uma consulta pública junto a representantes da comunidade escolar, a exemplo de diretores, professores e estudantes”, além da Secretaria Municipal de Educação”, revela Luciano Bernardo, acrescentando que três docentes receberão medalhas. Será agraciado também um professor aposentado, em reconhecimento e valorização de sua função educativa.

O Prêmio Professor Eugênio Araújo será entregue em cerimônia pública a ser realizada pela Academia de Letras e Artes de Castro Alves (ALACA), sempre em comemoração ao Dia Nacional do Professor, inclusive, contando a presença de familiares do homenageado.

Anualmente, o prêmio lembrará de uma personalidade da história da cidade Castro Alves. O primeiro a ser referenciado será o ilustre educador que empresta o nome ao prêmio, o professor Eugênio Araújo. Embora tivesse nascido em Salvador, em 13 de julho de 1859, foi o antigo e aprazível Curralinho (hoje Castro Alves) que adotou como morada e local para exercer suas atividades pedagógicas. Ele, inclusive, é o patrono da cadeira de nº. 20 da ALACA, cujo acadêmico-fundador é o professor universitário Hanilton Ribeiro de Souza. A homenagem se deve, de acordo com Bernardo, “à dedicação de Eugênio Araújo ao ensino da cidade de Castro Alves, tornando-se, pois um dos seus maiores e mais emblemáticos educadores”.

Apesar de não ter registro de trabalhos didáticos publicados que levem a assinatura de Eugênio Araújo, que morreu em 21 de agosto de 1927, aos 68 anos, o legado dele se espalhou por muitas partes da cidade e da Bahia. Era casado com Maria Augusta Soares de Araújo, irmã do Coronel Antonio Ferreira Soares, que foi intendente de Castro Alves de 1900 a 1906.

Na passagem do sesquicentenário de nascimento da figura apolínea do professor Eugênio Araújo, a ALACA se congratula com os seus ilustres familiares, destacando, entre outros, alguns dos seus netos: Geraldina de Araújo Almeida Mello, Maria Madalena de Araujo Barreto, Maria Emília Araújo Gomes, Tarcizio Sampaio Araújo, Luiz Sampaio Araujo, João Alberto Magalhães Araujo, Carlos Humberto Sampaio Araújo, além do cineasta Guido Araújo. A Academia não poderia deixar de lembrar de Silvia Araujo, esta já falecida, sempre solícita aos eventos culturais de Castro Alves.

“O professor Eugênio Araújo nos legou um exemplo extremado de compromisso com a formação educacional e profissional dos jovens do município de Castro Alves. Além disso, ele fundou o Colégio São José, onde lecionou por muitos anos, formando gerações e gerações de jovens, sempre pautado no amor ao magistério”, salienta o presidente da ALACA”.

A ALACA espera contar com o apoio do poder público local, das instituições congêneres e, principalmente, da comunidade para continuar realizando eventos no campo da educação e da cultura que beneficiem à população castro-alvense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário